A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada em 2003 com o objetivo de inserir os princípios do SUS nas práticas cotidianas dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.
A PNH, também conhecida como HumanizaSUS, elegeu um conjunto de dispositivos mediante os quais se faz funcionar, se catalisa ou se potencializa um processo. Um deles é o Comitê de Humanização. Esse dispositivo é um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que se destina a empreender uma política institucional de resgate dos valores de universalidade, integralidade e aumento da eqüidade na assistência e democratização na gestão, em benefício dos usuários e dos trabalhadores da saúde.
O Comitê de Humanização tem como atribuições:
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Difundir os princípios norteadores da PNH;
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Pesquisar e levantar os pontos críticos do funcionamento de cada serviço e sua rede de referência; promover o trabalho em equipes multiprofissionais, estimulando a transversalidade e a grupalidade , (aumento de comunicação intra e intergrupos)
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Propor uma agenda de mudanças que possam beneficiar os usuários e os trabalhadores da saúde; incentivar a democratização da gestão dos serviços;
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Divulgar, fortalecer e articular as iniciativas humanizadoras existentes; estabelecer fluxo de propostas entre os diversos setores das instituições de saúde, a gestão, os usuários e a comunidade; melhorar a comunicação e a integração do equipamento com a comunidade (de usuários) na qual está inserida.
O Comitê de Humanização da FHCGV iniciou seus trabalhos no dia 18/03/18, ocasião em que foram indicados os novos integrantes pela Presidência da FHCGV, e contemplados na Portaria Nº 034, de 25 de Janeiro de 2018: DOE Nº 32.087 de 30.01.2012. A coordenação, atualmente, é feita pela assistente social Enedina Campos, contando ainda com coordenações do Núcleo de Gestão com Pessoas, do Serviço Biopsicossocial e do Núcleo de Planejamento.
Principais direcionamentos :
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Ampliação do GTH viabilizando um Comitê de Humanização de representantes dos diversos setores (ampliar processos coletivos);
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Inserção da PNH como tema transversal na Educação Permanente da FHCGV;
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Utilização das rodas de conversas/reuniões coletivas como metodologia nos vários setores;
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Fazer com que as áreas se impliquem no processo na saúde;
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Conduzir o processo, monitorar e avaliar.
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Promover a coparticipação do trabalhador na gestão.
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Realizar visitas Institucionais e Interinstucionais.
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Implantação e Implementação do dispositivo da PNH –Acolhimento.