CENTRO DE HEMODIALISE
O Centro de Hemodialise Monteiro Leite foi inaugurado em 2011, em uma ação conjunta da
Secretaria de saúde Pública do Pará (Sespa) e da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), para zerar a espera de vagas em máquinas dialisadoras.
Atualmente o centro possui 198 pacientes cadastrados. Especificamente para manter por lá seus serviços de hemodiálise. Todos eles realizam tratamentos três vezes por semana no espaço. Em média, são feitas 2,4 mil sessões de hemodiálise por mês. São cerca de 28,5 mil ao ano, ou uma média de mais de 142,5 mil atendimentos realizados em cinco anos de funcionamento.
Hoje a clínica funciona com 100% de sua capacidade de lotação e possui 35 máquinas de hemodiálise: 32 para a chamada ‘sala branca’, dedicada apenas a pacientes com sorologia livre de hepatite, e uma máquina destinada a vagas para pacientes que têm hepatite C.
São três turnos diários de atendimento, cada um com 33 pacientes, seis dias por semana: das 6h às 10h; das 11h às 15h; e das 16h às 20h. Os turnos mostram como funciona o coração da Clínica Monteiro Leite: eles se repetem às segundas, quartas e sextas e também terças, quintas e sábados.